domingo, 5 de Maio de 2024  21:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cataplana de Mariscos

Cataplana de Mariscos

Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até as amêijoas largarem toda a areia. Escove, raspe ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-10-2011

Estação de tratamento de lixos entra em testes no final do ano.


A entrada em funcionamento da estação de tratamento mecânico e biológico de Eirol deverá acontecer no final do primeiro trimestre de ...

A entrada em funcionamento da estação de tratamento mecânico e biológico de Eirol deverá acontecer no final do primeiro trimestre de 2012 e os testes começam já no final do ano. Anúncio feito por Alberto Santos, responsável da ERSUC, em visita a Oliveira de Azeméis.

A valorização e reutilização dos resíduos dos 36 municípios que fazem parte do Sistema Multimunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro vai permitir, dentro de um ano, a produção de energia eléctrica para uma população estimada de 120 mil habitantes, anunciou em Oliveira de Azeméis o presidente da ERSUC, a empresa concessionária do serviço. "Vamos aproveitar e reutilizar os produtos e subprodutos que fazem parte dos detritos e dar-lhes outro destino no sentido de incorporar cada vez mais valor económico na questão dos resíduos", afirmou Alberto Santos.

O responsável falava na escola básica e secundária Ferreira de Castro, no final da abertura da exposição "Versus TIR Versus Car", um espaço destinado a alertar para importância da separação e reciclagem através de dez plataformas interactivas.

Segundo Alberto Santos, o objectivo da ERSUC é reduzir a quantidade de resíduos a depositar. "No futuro, em 100 quilogramas de lixo produzido queremos apenas colocar no aterro sanitário vinte quilogramas e aproveitar as restantes oito dezenas", explica definindo esta opção como a grande mudança da abordagem ao problema dos resíduos.

A ERSUC tem em execução investimentos na ordem dos 112 milhões de euros, alguns em fase final de construção onde se inclui a construção dos aterros sanitários de Aveiro e Coimbra que vão servir todos os 36 municípios do Sistema Multimunicipal do Litoral Centro.

"São duas infraestruturas com um conceito diferente das actuais sendo constituídas por uma unidade de tratamento mecânico e biológico, uma estação de triagem de materiais recicláveis e um aterro sanitário para refugos", sublinha Alberto Santos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®